22/08/2014

MATEMÁTICA PARA O 2º ANO

TABUADA DO DINO  Construção da Tabuada do 2 ao 5, construção da adição de unidades de 4 a 9, Construção da subtração de unidades de 4 a 9.
ADIÇÃO - LANÇAMENTO DE DARDO

01/08/2014

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E TABUADA

TABUADA DO DINO
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - 3 NÍVEIS

ADIÇÃO - LANÇAMENTO DE DARDO


SUBTRAÇÃO PARA COLORIR

VIDEOS: CHICO BENTO


CHICO BENTO EM: NA ROÇA É DIFERENTE


CHICO BENTO NO SHOPPING



A RELAÇÃO ENTRE O CAMPO E A CIDADE








FOLCLORE REGIÃO SUDESTE

O que é Folclore?
São "as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação", de acordo com a Carta do Folclore Brasileiro, do I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951.
 

Como Surgiu o Folclore?
O folclore no Brasil se formou ao longo dos anos tendo a maior contribuição dos índios e negros. A data 22 de agosto foi criada em 1965. O Estado de São Paulo, foi o primeiro que instituiu Agosto como o mês do folclore. O folclore brasileiro só começou a receber a atenção da elite nacional durante o século XIX.

Comidas Típicas
Feijoada; Aipim (“Mandioca ou Macaxeira” em outros lugares); Bacalhau; Caldo verde;Bolinho de Bacalhau; Feijão preto; Camarão com chuchu; Picadinho; Canjiquinha; Tutu de feijão; Leitoa pururuca; Pão de queijo; Galinha ao molho pardo; Queijo minas (queijo branco); Angú de fubá de milho; Couve à mineira; Doce de leite; Pizza; Virado à paulista; Feijão tropeiro; Bauru (um tipo de sanduíche); Pamonha; Torta Capixaba; Moqueca capixaba (de peixe e de camarão); Caranguejada; Pirão; Casquinha de siri.

Danças Típicas 
Dança do Tamanduá
Homens e mulheres formam uma roda com uma pessoa no centro e realizam coreografias de acordo com o que é executado por quem está no meio. As músicas que embalam os dançarinos são improvisadas e começam com um cantador.

Caxambu
Essa dança é realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas. É formada uma roda e uma pessoa fica no centro executando coreografias. São diversos cantos entoados com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores.

Mineiro-pau
É realizada por homens de todas as idades que usam bastões de madeira. Os dançarinos alternam entre círculos e fileiras e dançam ao som das batidas no chão. Essas batidas recebem o nome de 'batida de quatro', 'batida no alto', 'batida embaixo, dentre outras.

Samba
O samba é uma dança e gênero musical trazido pelos negros para o Brasil. Inicialmente, ele chegou na Bahia e depois ganhou mais espaço e reconhecimento em outros estados brasileiros e, principalmente, no Rio de Janeiro. Foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote.

Samba de Roda
Surgiu na Bahia e é uma das vertentes do samba. Os dançarinos ficam em uma roda e entoam cantos e batem palmas. São usados instrumentos como o berimbau, atabaques, chocalhos e pandeiros.

XibaA xiba é executada com o uso de tamancos específicos e há a formação de círculo duplo formado por homens e mulheres. As mulheres cantam repentes e os homens batem os tamancos que fazem muito barulho. 

Jongo
Essa dança é uma herança dos negros e é marcada por formar uma roda de homens e mulheres. Um solista canta uma canção e as outras pessoas batem palmas e fazem movimentos. Os instrumentos musicais utilizados são tambores e chocalhos.
 
 
 
 


Lendas do Sudeste

Alguma lendas do Sudeste são: Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, a Sereia Iara, Curupira, Lobisomem, entre muitos outros.

Missa dos Mortos

Em 1900, em Ouro Preto, Minas Gerais, o zelador de uma igreja, preparava para dormir quando ouviu barulhos vindo da igreja, e a viu toda iluminada. Imaginando que fossem ladrões querendo roubar as imagens sacras, o zelador rapidamente entrou na igreja, quando viu a preparação de uma missa.
Havia o padre, os fieis, e então o zelador estranhou o horário da realização da missa, sem ter sido informado. Ele viu que todos estavam usando roupas escuras, e estava com as suas cabeças abaixadas, até que notou que todos os presentes na verdade eram esqueletos.

Saci Pererê

É um garoto negro, que tem apenas uma perna, usa uma carapuça na cor vermelha e vive fumando em seu cachimbo, tem o poder de rodopiar, quebrando tudo a sua volta, e pode se tornar invisível.
Ele é brincalhão, e gosta de atrapalhar a vida de todo mundo, sendo até visto em alguns lugares como uma maldição. Esta lenda do Folclore da região sudeste teve sua origem em Portugal, mas já sofreu adaptações quando chegou em São Paulo e Minas Gerais.

Curupira

É uma lenda dos indígenas que habitavam a região sudeste. Eles acreditavam que havia na mata um anão muito poderoso, de pele e dentes verdes e cabelos vermelhos. Ele tinha os pés voltados para trás, a fim de despistar aqueles que quisessem capturá-lo.
É responsável por proteger a natureza e os animais. Para que uma pessoa não seja atacado por uma Curupira, deve-se levar quando for para a mata um rolo de fumo, o que o agrada muito. Passou-se assim esta lenda do Folclore da região sudeste conhecida no Brasil inteiro.

Artesanato do Sudeste