25/09/2012

Tendências para a educação nos próximos cinco anos – 2012/2017

O Relatório
Que práticas pedagógicas são e serão utilizadas ao redor do mundo? Que caminhos estão sendo traçados? De que maneira a tecnologia está sendo inserida no contexto educacional?
Essas e outras perguntas norteiam uma recente pesquisa que mapeia práticas e tendências para os próximos cinco anos no contexto dos países Iberoamericanos. A edição foi realizada conjuntamente pelo New Media Consortium (NMC - www.nmc.org) e EDUCAUSE Initiative (ELI - www.educause.edu). O grupo se apresenta como “uma comunidade internacional de especialistas em educação e tecnologia composta por visionários que estão moldando o futuro da aprendizagem em grupos de reflexão, laboratórios e pesquisas”.

Resumo das tendências
O foco das análises se deu no Ensino Superior, entretanto as tendências podem ser pensadas para os outros segmentos. O relatório é tema central de artigo publicado em 10/09/2012 pela Professora e Coordenadora de EAD da PUC-RJ, Gilda Helena Bernardino de Campos (disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=81&id=995). Nele, a Educadora destacou o resumo das tecnologias que ficaram em evidência no relatório: “As tecnologias que ficaram em evidência para os próximos cinco anos foram: aplicações móveis, computação em nuvem, conteúdo aberto, ambientes colaborativos, análises de aprendizagem, aplicações semânticas, uso de tablets, cursos abertos on-line em massa, realidade aumentada, aprendizagem com base em jogos, ambientes pessoais de aprendizagem e geolocalização”.

Entendendo cada tópico
O objetivo do texto a seguir é esmiuçar um pouco mais os itens apresentados no “Relatório Horizon: 2012 Ensino Superior” para que possamos trazer para a nossa realidade (o conteúdo na íntegra se encontra no endereço eletrônico http://www.dreig.eu/caparazon/2012-Horizon-Report.pdf em língua inglesa).

Principais tendências previstas para os próximos cinco anos (2012/2017):

1 – O aluno dessa geração cada vez mais espera aprender e estudar quando e onde quiser, incluindo o acesso cada vez mais essencial das mídias sociais e redes. Isso indica a quebra da barreira física, onde a discussão vai para além da sala de aula.

2 – As tecnologias são cada vez mais baseadas em nuvem. Não importa onde o nosso trabalho é armazenado, o que interessa é que nossa informação seja acessível.

3 – O mundo cada vez mais está se tornando colaborativo, isso inclui a utilização de ferramentas como wikis, Google Docs, Skype e de armazenamento de arquivos compartilhados, incluindo Dropbox.

4 – Orientação e preparação dos alunos para o mundo em que eles vão viver e trabalhar é novamente vanguarda.

5 – A aprendizagem online, aprendizagem blended (híbrida) e modelos colaborativos são forte tendência. Os estudantes já gastam muito do seu tempo livre na internet para aprendizagem e troca de novas informações, muitas vezes através de suas redes sociais. As instituições que adotam modelos blended têm a seu favor o potencial de aprendizagem dos alunos que já possuem habilidades on-line.

6 – Nova ênfase na sala de aula baseada em desafios e experiências de  aprendizagem. Tecnologias como tablets e smartphones têm agora aplicações comprovadas em instituições de ensino superior, cujos educadores lançam mão dessas ferramentas, que os alunos já utilizam, para conectar o currículo com as questões da vida real. As abordagens são decididamente mais centradas no aluno, para que este discuta e sugerira soluções para problemas locais e globais.
Para os estudiosos que quiserem comparar a edição de 2012 com a anterior, o relatório de 2010 em língua espanhola está disponível em: http://openaccess.uoc.edu

Fonte:
http://www.dreig.eu/
http://www.educause.edu/
http://www.itamaraty.gov.br
http://www.comciencia.br
http://openaccess.uoc.edu
http://www.es.ufc.br

Extraído em 25/09/2012 do blog: http://midiasocialeducopedia.wordpress.com/2012/09/11/tendencias-para-a-educacao-nos-proximos-cinco-anos-20122017/