Competências básicas para o professor desenvolver a sua Prática
Primeiramente os professores precisam da competência do saber,ou seja, ter conhecimento, serem instruídos, capacitados, participar de formações continuadas. Somos professores que descendemos de uma tendência tradicionalista, ou nossos professores formadores de Magistério ou Graduações eram tradicionalistas, portanto convivemos com a utilização apenas do quadro de giz e raramente um mapa, banner ou projeção com algum conteúdo.
Nossos alunos são considerados nativos digitais, pois nasceram e convivem nesta revolução tecnológica, portanto há um conflito de gerações, entre professores e alunos. Sabemos que há programas de formação continuada e capacitação para preparação de nossos professores, acredito que todos os professores devem passar por formações e que elas devem ser ofertadas para diversos níveis: para professores que não possuem conhecimento algum, para aqueles que possuem pouco conhecimento e para os que querem aprender ou melhorar suas habilidades em determinados software. Portanto é preciso que haja instruções em diversos níveis, em todos os níveis devem ser compostos por conteúdos teóricos e práticos onde o professor possa aprender a manusear o software, como aplicar o software com seus alunos e teorias para refletir a sua prática docente, a sua metodologia.
Com formações específicas o professor estará apto para utilizar o conhecimento adquirido com seus alunos e para seus alunos, ofertando assim uma aula com maior diversidade e qualidade.
Mas é preciso que todos os professores tenham coragem de mudar as suas metodologias e por em prática a experiência que adquiriu durante suas formações se aproximando mais da realidade de seus alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e dinâmico.